(Veja a versão em português ao final do post)
Still talking
about educational paradigms, the HAMK is at the moment working on a very
interesting new educational model, they gather students into groups by
affinity, define a program to develop the method of Project-Based Learning.
Teachers work together to make what they call "Teaching Team" and
always work together and in sync so that students can develop their projects at
the same time they acquire the knowledge required by the official curriculum.
After reach the desired point, the teachers together define a note 1-5 for
developed projects. This project still is very new to have evidence of success,
but personally I think promising.
Visämaki Campus - Source: YLE / Kari Mustonen |
After a heavy
Monday, we had a 3-day activity in another campus, the Visämaki where we could
learn more about entrepreneurship and its nuances through dynamic, activities,
classes and lectures. It was very interesting to participate in some activities
together with other students of HAMK and also teachers from other countries
such as the Netherlands, Denmark, Czech Republic and others.
Returning to
our campus, after another personal interview and recorded for analysis of our
skills and motivations in VET program - Teacher for the future, Mr Joyce told
us about the importance of using our energy and knowledge (read research and
studies) to the development of the local community and to illustrate this
point, he cited the example of how a common tree in the area of a campus helped
produce a new substance that is now widely used in candies as sugar substitutes
and also prevents cavities, and discover new utilities for sap and bark of that
tree.
Really, I
have noticed the commitment of Universities of Applied Sciences to local
development, something we have to learn in Brazil and start practicing with
urgency.
In closing, I
would like to share a Mr Joyce's reflection on the importance of starting
classes in English. When starting courses in English, we have the opportunity
to open the doors of our institutes for researchers and teachers from around
the world, making have more ease and speed the
exchange of knowledge and can improve local development with ideas of people
living in different parts of the world and, in the same way, we can open a wide
door for our students to have experiences in other institutions and expand
their studies. Let's think about this?
See you!
My team work / Meu time de trabalho |
Dynamic held with people from various countries / Dinamicas realizadas com pessoas de vários paises |
Resulst of the dynamic / Resultado da dinâmica |
--------------------
Segunda semana de estudos – Empreendedorismo – Parte 02
#TheLearningDay
Falando
ainda sobre paradigmas educacionais, a HAMK está nesse momento trabalhando em
um novo modelo educacional muito interessante, eles reúnem os estudantes em
grupos por afinidades, definem um programa para desenvolver o método de “Ensino
Baseado em Projeto” (PBL – Project-Based Learning). Os professores trabalham
juntos formando o que eles chamam de “Time de ensino” e trabalham sempre juntos
e em sincronia para que os alunos possam desenvolver seus projetos ao mesmo
tempo que adquirem o conhecimento requerido pelo currículo oficial. Após chegar
ao ponto desejado, os professores conjuntamente definem uma nota de 1 a 5 para
os projetos desenvolvidos. O projeto ainda é muito novo para termos evidência
de sucesso, mas pessoalmente o julgo promissor.
Após
uma segunda-feira pesada, tivemos uma atividade de 3 dias em outro campus, o
Visämaki, onde pudemos aprender mais sobre empreendedorismo e suas nuances
através de dinâmicas, atividades, aulas e palestras. Foi muito interessante de
participar de algumas atividades juntamente com os outros alunos da HAMK e
também professores de outros países como Holanda, Dinamarca, República Checa
entre outros.
Retornando
ao nosso campus, após mais um entrevista pessoal e gravada para análise de
nossas competências e motivações no programa VET – Teacher for the future, Mr
Joyce nos falou sobre a importância de usarmos nossas energias e conhecimento
(entenda-se pesquisas e estudos) para o desenvolvimento da comunidade local e
para ilustrar esse momento, citou o exemplo de como uma árvore comum na área de
um campus ajudou a produzir uma nova substância que hoje é amplamente utilizada
em doces pois substitui o açúcar e ainda previne cáries, além de descobrir
novas utilidades para a seiva e casca dessa mesma árvore.
Realmente,
tenho notado o comprometimento das Universidades de Ciências aplicadas com o
desenvolvimento local, algo que temos que aprender no Brasil e começar praticar
com urgência.
Para
encerrar, gostaria de compartilhar uma reflexão de Mr Joyce sobre a importância
de iniciar aulas em inglês. Ao iniciar cursos em inglês, temos a oportunidade
de abrir as portas de nossos institutos para pesquisadores e professores de
todo o mundo, de forma que podemos com muito mais facilidade e rapidez, troca
de conhecimento e melhorar o desenvolvimento local com idéias de pessoas que
vivem em diferentes partes do mundo e, dessa mesma forma, podemos abrir uma
grande porta para nossos alunos terem experiências em outras instituições e
ampliar seus estudos. Vamos pensar mais sobre isso?
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário